Fantasma Boca é uma performance sonora e imersiva dos artistas Vivian Caccuri e Thiago Lanis.
Utilizando apenas lábios, bocas e dentes, a dupla recria a paisagem sonora de uma floresta tropical: ruídos de aves, mamíferos e insetos, mas também do vento, das águas e de outros seres são reencenados a partir dos corpos dos performers. As sonoridades são gravadas, editadas e reproduzidas ao vivo, por meio de um sistema de som surround e loops, tecendo diversas camadas de uma cena noturna, que vai se transformando ao longo da performance.
Todo esse universo sonoro também ecoa uma ausência. O trabalho é pensado a partir do Sudeste brasileiro, um adensamento urbano onde a floresta quase não existe mais. Dentro da cidade, nosso único contato com as antigas matas são os fantasmas, e os sons dos performers em cena refletem essa falta.
“Viemos de grandes cidades onde as florestas não estão mais presentes, nesse sentido queremos estabelecer um diálogo sonoro com seus fantasmas, com o passado espectral que está por trás da ausência da floresta”, explica Vivian, que começou a desenvolver o projeto com Thiago durante uma residência artística no III Instrument Inventors em Den Haag, Holanda, em março de 2023.
Local:
Sesc Pompeia (Teatro)
Rua Clélia, 93, São Paulo
dias 29 e 30 de agosto de 2023
terça e quarta, às 21h
De R$ 12,00 a R$ 40,00
Duração: 50 minutos
Indicação etária: 10 anos
Capacidade: 150 pessoas