Em árabe, hammam significa “dissipador de calor”, e o termo está relacionado a espaços sociais para banho e limpeza do corpo e do espírito por meio do vapor. Conhecido popularmente como “banho turco”, abrange etapas como calor, massagem, esfoliação, lavagem e relaxamento.
HAMMAM, espetáculo dirigido por Javiera Peón-Veiga, parte desse termo para explorar as potencialidades do vapor de água e do som e como eles podem afetar corpos e seus entornos. Dentro de um espaço cênico úmido, o público é convidado a uma experiência imersiva de expurgo coletivo. Movendo-se livremente, o performer Claudio Muñoz cria, junto com espectadores, um ritual comunitário de limpeza do corpo e da mente, no qual a esfera íntima e o espaço público se cruzam.
Borrando o limite entre interior e exterior, o corpo é entendido como uma extensão do ambiente; estamos simultaneamente fora e dentro, somos estruturas permeáveis, que derramam, absorvem e são atravessadas por distintas forças de informação e resíduo. Nesse contexto, vapor e som se tornam meios de contato, capazes de fazer os corpos vibrarem e sentirem a experiência somática.
O projeto (www.estoesunhammam.com) vem sendo desenvolvido desde 2019 por meio do cruzamento com colaboradores de áreas como música, arte sonora, medicina, neuroartes, terapias corporais, geografia e arquitetura.
O espetáculo participa da edição 2023 da Bienal Sesc de Dança, em Campinas (SP). Durante o evento, Javiera e a equipe do espetáculo também conduzem o laboratório Löyly, que explora as possibilidades do vapor e da temperatura como dispositivos cênicos.
BIO
Javiera Peón-Veiga é coreógrafa, pesquisadora, performer e gestora. Pesquisa, em suas obras, experiências imersivas que questionam os limites entre o interior e o exterior dos corpos. É uma das fundadoras do NAVE, Centro de Creación y Residencia, no Chile.
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Javiera Peón-Veiga
Criação: Claudio Muñoz, Antonia Peón-Veiga, Rodrigo Sobarzo, Natalia Ramírez Püschel e Javiera Peón-Veiga
Desenho sonoro: Rodrigo Sobarzo
Desenho de iluminação: Antonia Peón-Veiga
Performance: Claudio Muñoz
Documentação: Natalia Ramírez Püschel
Design gráfico: Simón Sepúlveda
Colaboradores: Luc Delannoy, Rodrigo Ríos Zunino, Luis Enrique Díaz-Lazcano, Andrea Moro, Núria Buch Canet, Daniela López, Mario Carreño, Camilo González, Paz Pachy Durán e projeto Soundlapse, da Universidade Austral do Chile
Assessoria em tráfego virtual: Rossana Santoni
Gestão de mídia e imprensa: Graciela Marín
Produção: HAMMAM
Produção no Brasil: Associação SÙ de Cultura e Educação
Direção de produção no Brasil: Marisa Riccitelli Sant’ana e Rachel Brumana
Produção executiva no Brasil: Luiza Alves e Paula Malfatti
Assistência de produção e receptivo no Brasil: Carol Vidotti
Financeiro no Brasil: Dani Correia
Direção técnica no Brasil: André Boll
Assistência de direção técnica no Brasil: Giovanna Gonçalves
Técnico de som no Brasil: Guilherme Ramos;
Técnicos de palco no Brasil: Tete Rocha e Israel Rezende;
Coprodução: NAVE, Centro de Creación y Residencia (Chile)
Apoio: Fundo Nacional para o Desenvolvimento Cultural e Artístico do Chile (2019)
A participação na Bienal Sesc de Dança foi possível graças ao patrocínio da Divisão de Culturas, Artes, Patrimônio e Diplomacia Pública do Ministério de Relações Exteriores do Chile.