Máquinas do Mundo

Agosto/Setembro - Santos, Ribeirão Preto, Juquery - Franco da Rocha, Campinas

Máquinas do Mundo” é uma obra criada em multilinguagens, idealizada por Laura Vinci e desenvolvida coletivamente. Situada entre as artes plásticas, a literatura e o teatro, atua na zona de contágio entre essas diferentes práticas artísticas, através de um experimento performativo site-specific que reúne narrativa, artes visuais, ação cênica ao vivo e instalação em movimento.

O coletivo envolvido no projeto investiga as potencialidades estéticas contidas no poema “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, em correlação com os textos literários “O delírio” de Brás Cubas (Capítulo VII de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis), e um capítulo de “A Paixão segundo G.H.”, de Clarice Lispector. Os três textos funcionam, do ponto de vista teatral, como três monólogos intermeados, que comparecem como chaves inspiradoras, e não como textos dramatúrgicos assumidos na sua literalidade. Tampouco são ilustrados pelas ações cênicas, são máquinas de ações envolvendo corpos, elementos concretos e etéreos, vestuário, luz, sons e palavras que nos colocam diante de um estado de coisas que nos remete a um estado de atualidade.

Esses elementos permitem interações variadas com o espaço físico onde é montada a instalação em que ocorre a ação performativa, e a forma como eles se combinam no desenvolvimento de cada apresentação fazem de “Máquinas do Mundo” uma experiência única. A obra pode ser vista tanto como uma instalação quanto como uma cena, independentemente da presença dos atores.

O projeto “Máquinas do Mundo” propõe uma abordagem híbrida de linguagens, baseada na colaboração entre diversos profissionais que utilizam os textos selecionados como ponto de partida para a criação artística coletiva, em diálogo com o espaço que irão ocupar. Essa abordagem busca uma interação sinérgica entre os elementos presentes, como luz, som, espacialidade, objetos e materiais, resultando em experiências imersivas e multidimensionais para o público. Cada apresentação é adaptada ao espaço em que ocorre, permitindo uma experiência singular e impactante, que nasce da interação entre a obra, o público e o espaço.

O espetáculo visa inserir no contexto contemporâneo os textos de Drummond, Clarice e Machado de Assis, de grande importância para a literatura nacional, e promover, de forma imersiva, a discussão e reflexão sobre os modos pelo qual cada autor e autora produzem suas máquinas de ver mundos. Além disso, o coletivo adota uma abordagem de criação artística horizontal e não hierárquica, sem privilegiar uma “materialidade” em relação a outra, criando interações distintas entre luz, cena, figurino, instalação, som, texto e performance, permitindo ao público investigar qualquer um desses elementos como um fio condutor dramatúrgico.

A interação entre a obra e o ambiente cria um diálogo enriquecedor, despertando reflexões sobre a relação entre arte, espaço e sociedade. Essa abordagem fortalece a importância dos espaços culturais e das diferentes formas de expressão artística, contribuindo para a expansão dos horizontes artísticos e para a construção de um ambiente cultural mais diversificado e participativo.

Programa

Ficha técnica

textos
Carlos Drummond de Andrade
Clarice Lispector
Machado de Assis

elenco
Luah Guimarãez
Mariano Mattos Martins
Well Duarte

direção
Alessandra Domingues
Diogo Costa
Flora Belotti
Joana Porto
Laura Vinci
Mariano Mattos Martins
Marília Teixeira
Rafael Matede
Roberta Schioppa
Rogério Romualdo Pinto

direção de arte
Flora Belotti
Laura Vinci
Marília Teixeira
Roberta Schioppa

direção de cena
Rafael Matede

figurino
Diogo Costa
Joana Porto
Rogério Romualdo Pinto

luz
Alessandra Domingues

operação de luz
Benedito Beatriz

música e som
Guilherme Calzavara
Jean Rebeldia
José Miguel Wisnik

preparação corporal
Tarina Quelho

preparação de atores
Diego Moschkovich

coordenação geral
Laura Vinci
Mariano Mattos Martins

assessoria de imprensa
Adriana Monteiro (Ofício das Letras)

fotos
Renato Mangolin

projeto gráfico
mmm.art.br

acessibilidade | audiodescrição e consultoria
Livia Motta

acessibilidade | LIBRAS
Karina Oliveira
Vania Mantovan

produção
Associação SÙ de Cultura e Educação

direção de produção
Marisa Riccitelli Sant’anna

produção executiva
Dani Correia
Paula Malfatti

assistência de produção
Beatriz Falleiros (pré-produção)
Veni Barbosa

produção de comunicação
Rachel Brumana
Olivia Barcellos

planejamento estratégico
Luiza Meira Alves

plugins premium WordPress