Plataforma Brasil MITsp – Temporada Brasil – França 2025

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, pela primeira vez, realiza a curadoria de trabalhos brasileiros selecionados pela Plataforma Brasil para se apresentar no Festival Off Avignon, entre os dias 5 e 13 de julho, como parte da Temporada Brasil França 2025. Os quatro espetáculos são: Bola de Fogo, História do Olho, Azira’í e Eles fazem Dança Contemporânea. A Mostra também leva três conferências (com Geni Nuñez, Rosane Borges e Vladimir Safatle) que procuram analisar o Brasil contemporâneo a partir de perspectivas políticas, raciais e de gênero, além de apresentar três filmes nacionais que unem a linguagem do cinema e do teatro – O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, A Queda do Céu e As Cadeiras.

A Plataforma Brasil integra a Temporada Brasil França 2025 e tem apresentação do Ministério da Cultura, patrocínio da Petrobras, com realização da Associação SÚ de Cultura e Educação, Olhares Instituto Cultural, République Française, Institut Français, Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Este trabalho é resultado do projeto de internacionalização das artes cênicas brasileiras que a MITsp vem desenvolvendo desde 2017, quando iniciou os primeiros cursos e discussões sobre a importância da preparação de produtores nacionais para apresentações em Festivais e teatros pelo mundo.  

As obras História do Olho, da atriz, diretora e dramaturga Janaina Leite, Bola de Fogo, do artista da cena Fábio Osório Monteiro, Eles Fazem Dança Contemporânea, do bailarino Leandro Souza, e AZIRA’I – Um Musical de Memórias, da atriz e ativista indígena Zahy Tentehar, poderão ser vistas por centenas de programadores, de centenas de países, durante o Off Festival, um dos maiores e mais importantes das artes cênicas da Europa.

Os filmes O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, com direção de Bia Lessa; A Queda do Céu, direção de Éryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha; e As Cadeiras, dirigido por Luís Fernando Libonati, terão sessões durante a participação da MITsp no Festival. 

Completam a programação com curadoria da MITsp as conferências com Geni Núñez, psicóloga, escritora e ativista indígena guarani brasileira, e Rosane Borges, jornalista, escritora e doutora em Ciências da Comunicação e Vladimir Safatle, filósofo, escritor e professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). 

Maiores detalhes visite o site do projeto: https://mitsp.org/plataformabrasil/