A Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo – SCENA – apresenta produções recentes das artes cênicas contemporâneas italianas para proporcionar o diálogo e a colaboração entre artistas do Brasil e da Itália, sobre temas que unem e atravessam interesses, reflexões e possíveis desdobramentos.
A primeira edição da mostra aconteceu na primavera de 2019, com um recorte que se aprofundava na temática dos afetos, da amizade e da resiliência e propunha transversalidades entre teatro, literatura, dança e circo. A segunda, realizada em 2022, deu foco à produção feminina italiana, reunindo dramaturgas, diretoras, pensadoras e realizadoras que transitam entre a cena performativa, as artes visuais, a formação artística e acadêmica e o ativismo político e artístico, especialmente os que dizem respeito aos lugares de empoderamento das vozes femininas.
Em sua terceira edição, que aconteceu de 5 a 10 de dezembro de 2023, no Sesc Pompeia, a SCENA reuniu trabalhos que transitam por linguagens diversas, como a performance, a dança, o documental e a comédia, para discutir as opressões e ascensões conservadoras do mundo contemporâneo. Sejam elas de cunho moral ou mesmo presentes nas relações sociais, mercantilistas ou interpessoais.”
Sátiros (Satiri), coreografia de Virgilio Sieni, desenha uma série de gestos contíguos para buscar formas de compreensão e empatia, uma espécie de democracia do corpo. Já a atriz, diretora e dramaturga Greta Tommesani faz uma densa reflexão política sobre a exploração do trabalho em CA-NI-CI-NI-CA. E Silvia Calderoni e Ilenia Caleo remetem a um passado não muito distante para pensar tempos mais libertários na performance O Presente Não Basta (The Present Is Not Enough).
A curadoria da SCENA – Semana da Cena Italiana Contemporânea é de Rachel Brumana e a produção da Associação SÙ de Cultura e Educação. A realização é do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e do Sesc SP.
SÁTIROS (SATIRI)
Compagnia Virgilio Sieni
A coreografia de Virgilio Sieni remete à figura mitológica do sátiro (ser metade humano, metade bode), em especial ao conceito descrito por Nietzsche e Giorgio Colli sobre esse personagem: poderia ser aquele que lança o olhar para o abismo dizendo sim à vida. Em cena, dois bailarinos, acompanhados por uma violoncelista e composições de Bach, buscam gestos semelhantes, contíguos, simétricos. Essa dança parece aludir ao embrião do movimento, à origem comum desses corpos, que se reconhecem em suas diferenças e semelhanças. Dançando em uníssono, desenham formas de compreensão e empatia, desenvolvem a capacidade de estar ao lado do outro e de criar um contexto comum. Buscam, nessa coreografia, a democracia por meio de seus próprios corpos. Suas posturas nascem de gestos cotidianos e logo se abrem a formas poéticas, explodindo entre o dionisíaco e o apolíneo.
Virgilio Sieni é dançarino e coreógrafo. A sua pesquisa se baseia na ideia do corpo como lugar de acolhimento da diversidade e como espaço de desenvolvimento da complexidade arqueológica do gesto. Cria a sua linguagem a partir do conceito de transmissão e tatilidade, interessando-se pela dimensão multissensorial do gesto e do indivíduo.
SERVIÇO
5 e 6/12 (terça e quarta), às 21h
Sesc Pompeia – teatro. Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo
R$ 18 a R$ 60 50 min. 12 anos
FICHA TÉCNICA
Coreografia e espaço: Virgilio Sieni
Intérpretes: Jari Boldrini e Maurizio Giunti
Violoncelo: Naomi Berrill
Música: Naomi Berrill (Dance Suite – Prelude; Journey, Silent Woods Suite – Oak and Sister Spring), Johann Sebastian Bach (Suite No. 3 in C major, BWV 1009; Suite No. 4 in E flat Major, BWV 1010)
Luz: Virgilio Sieni e Marco Cassini
Máscara: Chiara Occhini
Produção: Centro de Produção de Dança Virgilio Sieni em colaboração com AMAT & Civitanova Danza, National Gallery of Marche com o apoio do MIC Ministério da Cultura, Região da Toscana, Prefeitura de Florença, Fundação CR Firenze
Estreia: 2022
CA-NI-CI-NI-CA
Greta Tommesani
Transitando entre realidade e ficção, o monólogo costura uma narrativa leve com uma profunda reflexão política sobre a exploração do trabalho. O espetáculo discute a relação laboral nas cadeias agroalimentares (em particular no setor italiano de molhos de tomate) como um fenômeno regido pelo comércio varejista em escala, que explora trabalhadores migrantes. Fala do poder do mercado e da obsessão pela produtividade, que leva a um sentimento de responsabilidade individual, à resiliência e à autoexploração de empregados. Uma lógica que incute também a necessidade de encontrar satisfação em realizar bem um serviço, ainda que degradante, repetitivo, cansativo ou sem sentido. Sobre o palco, munida de poucos elementos de cena, Greta Tommesani mescla linguagens diversas, como performance, teatro documental e comédia stand-up. Sobrepondo cinismo e beleza, retrata seus personagens como sujeitos próximos do público, que se acercam em seus modos de viver e pensar o trabalho – sempre caracterizado pela precariedade.
Greta Tommesani formou-se em relações internacionais e trabalha com planejamento social, como atriz e dramaturga. Formou-se nas escolas Grock – Escola de Teatro e Comteatro (em Milão) e com as companhias Artestudio (em Roma) e Frigoproduzioni, entre outras. Desde 2021, desenvolve o projeto CA-NI-CI-NI-CA, apoiado por Powered by REf e Fantastic Beasts & Where to Find Them.
SERVIÇO
7 e 8/12 (quinta e sexta), às 21h
Sesc Pompeia – Teatro. Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo
R$ 18 a R$ 60
65 min. 12 anos
FICHA TÉCNICA
Projeto vencedor do Animali Teatrali Fantastici & Dove Trovarli
Projeto vencedor do Powered by REf 2022
Projeto vencedor do Bando Cura 2023
Com: Greta Tommesani e Federico Cicinelli
Dramaturgia e encenação: Greta Tommesani e Federico Cicinelli
Com a colaboração de: Daniele Turconi
Preparação corporal: Beatrice Pozzi e Angela Piccinni
Cenário: Rosita Vallefuoco
Luz Raffella Vitiello
Som: Jacopo Ruben Dell’Abate
Produção: Cranpi, 369gradi e Romaeuropa Festival
Com o apoio de: IT Independent Theatre, Olinda e Stratagemmi como parte da Animali Teatrali Fantastici & Dove Trovarli, Carrozzerie | n.o.t, Teatro Biblioteca Quarticciolo; da Residenza IDRA e do Teatro del Lemming no âmbito do projeto CURA 2023
Agradecimentos a: Marta Montevecchi pela consultoria cênica para o estudo apresentado no Powered by Ref 2022
Estreia: ROMAEUROPA Festival 2023
O PRESENTE NÃO BASTA (THE PRESENT IS NOT ENOUGH)
Silvia Calderoni e Ilenia Caleo
Silvia Calderoni e Ilenia Caleo dão continuidade à sua pesquisa sobre a prática do cruising (circular por lugares públicos em busca de parceiros sexuais) como um hábito relacional da comunidade gay masculina, a partir de uma perspectiva de mulheres lésbicas e pessoas queer. Para esta performance, a dupla e o elenco de performers-criadores se baseiam nas experimentações da cena queer nova-iorquina dos anos 1970 e 1980. Trata-se de um período em que os portos da cidade, esvaziados pelo declínio da indústria de transporte marítimo, tornaram-se cenário para expressões artísticas e sexuais da comunidade gay – à época, ainda não contaminada pelo estigma da Aids, que surgiria anos depois. O espetáculo traz referências a artistas e acadêmicos, como David Wojnarowicz, Peter Hujar, Tava, Frank Hallam e Alvin Balltrop, incorporando um arquivo de imagens e palavras que, em cena, se transforma em um trabalho corporal e afetivo. Num ambiente que remete a um armazém abandonado, o grupo de performers traduz o estado de excitação que carrega o local, mas também o anseio por um senso de comunidade, um carinho em meio a estranhos e a liberdade de corpos múltiplos, sem normas. O espetáculo contempla, assim, um passado pelo qual se vislumbram futuros possíveis.
Silvia Calderoni é atriz e performer. Desde 2006, participa ativamente da companhia Motus. Protagoniza A Trama É a Revolução, ao lado de Judith Malina, e MDLSX. É artista associada pela Plataforma Queering do Distrito Cultural de Hong Kowloon Kong e consultora artística do Sherocco Festival (Ostuni).
Ilenia Caleo é performer, ativista e pesquisadora, trabalha em colaboração com diversas companhias e diretores. Filósofa por formação, lida com corporeidade, epistemologias feministas, experimentos nas artes cênicas, novas instituições e formas de trabalho cultural.
SERVIÇO
9/12 (sábado), às 21h, e 10/12 (domingo), às 18h
Sesc Pompeia – Teatro. Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo
R$ 18 a R$ 60
60 min. 18 anos
FICHA TÉCNICA
Um projeto de: Silvia Calderoni / Ilenia Caleo
Com: Giacomo AG, Tony Allotta, Silvia Calderoni, Ilenia Caleo, Gabriele Lepera, Fede Morini, Ondina Quadri
Som: Gabor + SC
Produção: Elisa Bartolucci
Consultoria dramatúrgica: Antonia Ferrante e muites amigues praticantes
Coproduções: Azienda Speciale Palaexpo – Mattatoio | Progetto Prender-si Cura (Roma), Kampnagel (Hamburg), Kunstencentrum Vooruit vzw (Ghent), Motus Vague
Com o apoio do: projeto de residência coreográfica Lavanderia a Vapore (Torino)
Agradecimentos: Leonardo Cruciano, Michele Di Stefano, Paola Granato, Simona Gallo
Estreia: Festival Buffalo (Roma), junho 2022 / Centrale Fies apap – FEMINIST FUTURES, junho 2022