SCENA 2024

Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo

A mostra SCENA – Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo tem início em 2019, fruto de uma parceria entre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e o Sesc SP, com curadoria de Rachel Brumana e produção da Associação SÙ de Cultura e Educação.

A SCENA busca, a cada edição, construir um olhar sobre a Itália de hoje e estabelecer relações da mais recente produção das artes cênicas com a cena e a plateia brasileiras, por meio dos corpos, das falas, das poéticas e dos discursos que habitam os territórios por onde transitam artistas, pensamentos e colaborações.

Ativa, contestadora, envolvente, reflexiva, provocadora, emerge da Itália, hoje, uma cena atenta a questões globais a partir dos espaços que a origina e por onde transita. Os trabalhos apresentados ao público de São Paulo atravessam, na velocidade e intensidade de uma semana, de revisitações ao clássico a perguntas sobre o presente e o futuro.

Em sua quarta edição, que acontece de 12 a 15 de dezembro de 2024, no Sesc Belenzinho, a SCENA evoca ética e esteticamente o passado, na iconografia e imaginário pictóricos, e o presente, mergulhando em questões geopolíticas e geracionais. Em especial, as questões e tensões ligadas ao lugar da arte nas transformações da sociedade e nas inquietações humanas, à contínua violência perpetuada contra corpos dissidentes, a um certo estado de suspensão em que vivem as novas gerações.

As duas obras propostas para esta edição exploram a dança, a performance e as artes visuais e são criações de jovens e emergentes artistas da dança, provenientes da Itália meridional e insular.

Vanitas

Giovanfrancesco Giannini, Fabio Novembrini e Roberta Racis são jovens artistas da dança, oriundos da Itália meridional e insular (Nápoles, Sicília e Sardenha). Em VANITAS, partindo de uma reflexão sobre a vanitas como gênero pictórico, reinterpretam na contemporaneidade a iconografia da vaidade em relação ao tema macro da crise de nosso tempo. Inquietação, crise de pensamento, vazio de sentido: a vaidade como lei do mundo.

Na História da Arte, pinturas feitas no estilo vanitas (gênero comum nos séculos XV, XVI e XVII na Europa) desejam lembrar a efemeridade da vida, a futilidade de buscar prazeres e a certeza da morte. Símbolos vanitas frequentemente incluem caveiras, lembranças inevitáveis da morte; frutas apodrecidas, que simbolizam a decadência trazida pelo envelhecimento; bolhas, fumaça, relógios e ampulhetas, que evocam a brevidade e a natureza efêmera da vida.  Estreou em 2024.

Giovanfrancesco Giannini é coreógrafo e dançarino. Seus trabalhos foram apresentados em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Santarcangelo Festival, FOG Triennale Milano Performing Arts, Fabbrica Europa, CCDC Festival Hong Kong, Secret Florence e Autunno Danza. Em 2019, foi um dos vencedores do edital Crossing The Sea, e em 2020 foi selecionado entre os artistas italianos para o projeto CRISOL – creative processes, Boarding Pass Plus. Seu primeiro trabalho, “CLOUD” (2022), foi selecionado para a Nid platform – open studios 2021 e Tanzmesse – open studios 2022. Em 2023, é um dos artistas apoiados pelo R.O.M – Residencies On the Move, Creative Europe.

Fabio Novembrini é coreógrafo e dançarino baseado em Florença. Entre suas realizações mais importantes estão: ser artista Aerowaves Twenty22 com o projeto “Esercizi per un Manifesto Poetico” (2022); artista italiano escolhido para “Duetto a tre voci” (2019), projeto em parceria entre o C.S.C. de Bassano del Grappa e o Circuit-Est Centre Chorégraphique de Montreal; e performer na exposição “Marina Abramović. The Cleaner” no Palazzo Strozzi (2018). Desde 2017, é professor de Dance Well e, a partir de 2018, colabora com a Fundação Palazzo Strozzi para o projeto “Corpo Libero”. Em 2015, foi selecionado para o projeto europeu Dancing Museums e, no mesmo ano, integrou o Balletto di Roma.

Roberta Racis é coreógrafa e dançarina. Em seu trabalho, explora as possibilidades de interação entre movimento, voz e ritmo. Ela já dançou para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e para o Balletto di Roma. Desde 2018, desenvolve sua pesquisa coreográfica como artista convidada em diversos projetos europeus e internacionais (Performing Gender, D&D Dance and Dramaturgy, Crisol – creative processes). É artista Aerowaves Twenty22 com o projeto “Esercizi per un manifesto poetico”. Atualmente, como intérprete, colabora com Alessandro Sciarroni, Enzo Cosimi e Francesco Marilungo. A partir de 2024, será professora de Dance Well – movimento e pesquisa para Parkinson.

Serviço

12* e 13/12 (quinta e sexta-feira às 20h)
* após a sessão do dia 12/12, haverá bate-papo com os artistas com mediação de Renan Marcondes

Sesc Belenzinho – Sala de Espetáculos I
Rua Padre Adelino, 1000 – Quarta Parada, São Paulo

R$ 18 a R$ 60
45 min. 14 anos

Ficha
técnica

CRIAÇÃO
Giovanfrancesco Giannini
Fabio Novembrini
Roberta Racis

DESENHO DE LUZ
Valeria Foti

DESENHO DE SOM
Samuele Cestola

COORDENAÇÃO TÉCNICA – TURNÊ
Mattia Bagnoli

PRODUÇÃO
Körper Centro Nazionale di Produzione della Danza

COPRODUÇÃO
Santarcangelo Festival e Théâtre L’Aire Libre | St Jacques de Lande | Le Joli Collectif

APOIO
Primavera dei Teatri | Fattoria Vittadini |Centro di Rilevante Interesse per la Danza Virgilio Sieni | Istituto Italiano di Cultura di Parigi

VANITAS é apoiada pela rede R.O.M (Residencies On the Move) do Théâtre l’Aire Libre – Le Joli Collectif em colaboração com Balsamine (Bélgica), Santarcangelo Festival (Itália), Le Grütli (Suíça), Théâtre Prospero e Teatro Periscopio (Canadá).

CLOUD

CLOUD é uma reflexão sobre a política das imagens e sobre a representação midiática dos corpos, organizada em torno dos conceitos de duração e repetição: a performance se desenrola ao longo de um período de uma hora e é composta por duas repetições de cerca de trinta minutos cada; o público pode entrar e sair entre uma e outra. O conteúdo é o mesmo, mas o corpo e o espírito do performer não serão os mesmos entre a primeira e a última réplica. A relação com a violência das imagens adquire assim um caráter ritual e se inscreve no contexto da fadiga física e mental, da obstinação de uma permanência prolongada em cena, em um percurso repleto de imagens e vídeos do vórtice da web ao arquivo pessoal de dados. Estreou em 2019.

SERVIÇO

14/12 (sábado), às 20h, e 15/12 (domingo), às 17h

Sesc Belenzinho – Sala de Espetáculos I
Rua Padre Adelino, 1000 – Quarta Parada, São Paulo

R$ 18 a R$ 60
60 min. 12 anos

FICHA
TÉCNICA

CRIAÇÃO e PERFORMANCE
Giovanfrancesco Giannini

ILUMINAÇÃO
Valeria Foti

COORDENAÇÃO TÉCNICA – TURNÊ
Mattia Bagnoli

PESQUISA e CURADORIA
Gianmaria Borzillo, Denis De Rosa, Giovanfrancesco Giannini, Antonia Treccagnoli

PRODUÇÃO
Körper – Centro Nazionale di Produzione della Danza

COPRODUÇÃO
Ariella Vidach – AiEP, Santarcangelo Festival

APOIO
AMAT, no âmbito da “Marche casa del teatro Residenze d ‘artista” com a Comuna de Pesaro, Região de Marche e MiC, La Briqueterie CDCN du Val-de-Marne e Théâtre de Vanves – Scène Conventionnée d’intérêt national “Art et Création” – Paris

FINANCIADO POR
MiC – Ministério da Cultura e Região da Campânia, Istituto Italiano di Cultura de Montreal, Dom Utopii – Międzynarodowe Centrum Empatii, Cracóvia