Uma leitura dos búzios

Direção de Marcio Meirelles e texto de Mônica Santana

O espetáculo Uma Leitura dos Búzios é um projeto do Sesc São Paulo, no âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com texto de Mônica Santana, encenação de Marcio Meirelles, direção musical de João Milet Meirelles e direção de movimento de Cristina Castro. O espetáculo estreou em novembro de 2022 e traz uma visão crítica sobre o levante popular conhecido como Conjuração Baiana, Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. 

O processo de criação do espetáculo teve início em agosto, quando 120 profissionais das artes cênicas foram selecionados de um universo de mais de 500 pessoas inscritas para participar da Oficina de Experimentações realizada em agosto, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. A oficina resultou no convite a 17 atores e atrizes para participarem do Laboratório de Criação e, posteriormente, do elenco ao lado de outros convidados.

Uma Leitura dos Búzios traz como proposta a discussão e contextualização a respeito do levante popular baiano, confrontando-o com o Brasil contemporâneo, por meio de temas como a independência, da democracia e as sementes e frutos da política e economia colonialistas e seu legado na formação das desigualdades sociais, especialmente o racismo e a manipulação da história. 

Uma Leitura dos Búzios estreou em novembro de 2022, com temporada até fevereiro de 2023, no Teatro Antunes Filho, no Sesc Vila Mariana. Entre os meses de março e abril de 2023 circulou nas cidades de Santos, Guarulhos, Jundiai, Piracicaba e Bauru.

FICHA TÉCNICA

Texto: Mônica Santana
Direção, Encenação, Concepção de Espaço e Co-dramaturgismo: Marcio Meirelles
Direção de Movimento e Coreografia: Cristina Castro
Direção Musical e Composição: João Milet Meirelles
Coordenação da Pesquisa, Co-dramatugismo e Edição do Programa: Gustavo Melo Cerqueira
As criações coreográficas e musicais resultam da colaboração entre elenco e artistas que compõem o espetáculo.

CANÇÕES

Bombonjilla . Nkossi . Nzazi . Kayala . Bamburucema: Candomblé Congo/Angola
Mater Ora Pronobis (Texto litúrgico) – João Milet Meirelles
Fugir, Correr . Invocação à Liberdade . Existe em Nós . Quer Ser Escravo ou Ser Forro? . A Conspiração (melodia de Kayala do Congo/Angola) . Mônica Santana, João Milet Meirelles
Carnes e Ossos . Igualdade e Liberdade . 11 Boletins . Pot-pourri da Mudança . Não . Nomes . Corpo Estilhaçado . O Amanhã – Mônica Santana, João Milet Meirelles, Jadsa
O Desenrolar da Conspiração – Mônica Santana, Giovani Di Ganza, Caio Terra, João Milet
Meirelles

Iluminação: Grissel Piguillem
Figurinos: Adriana Hitomi
Visagismo: Eli Viegas
Desenho de Som: Gabriel D’ Angelo

1a Assistência de Direção: Jaya Batista
2a Assistência de Direção: Vinícius de Oliveira
Assistência de Direção Musical: Romulo Alexis
Assistência de Direção de Movimento: Mauricio de Oliveira
Assistência de Iluminação: Bruna Menezes
Assistência de Figurino: André di Paulo
Assistência de Visagismo: Miraci Santos Mendes

VÍDEOS

Direção, Roteiro Audiovisual, Edição e Pesquisa de Imagens: Rafael Grilo
Filmagem, Edição e Pesquisa de Imagens: Rogério Vilaronga
Animações: Tiago SanSou

Imagens não originais capturadas a partir das seguintes fontes:
Matérias e vídeos dos canais e agências Associated Press, DW, BBCNEWS, EURONEWS, The New York Times, United States Holocaust Memorial Museum, Save the Children India, Small Steps Project, Voice of America, Mídia Ninja, UOL, Estadão, TV Bahia, TV CAM – TV da Câmara Municipal de Salvador

Fotografias: “The Terror of War” de Nick Ut, Acervo “Salvador Antiga” do site: bahia-turismo.com

Filmes: Egalite for All: Toussaint Louverture & The Haitian Revolution (2009) – PBS, Mahatma Gandhi – dying for freedom – DW, Fahrenheit 451 (2018), Fahrenheit 451 (1966), Koyaanisqtsi (1982), Powaqqatsi (1988), Baraka (1992), Samsara (2011)
Reproduções de documentos históricos do Arquivo Público do Estado da Bahia.

COLABORAÇÕES

Consultoria em Pesquisa Histórica: Patrícia Valim
Colaboração em Pesquisa Histórica: Flávio Márcio Cerqueira do Sacramento
Colaboração em Etnomusicologia: Rafael Galante
Colaboração na Composição das Canções: Jadsa
Colaboração Musical – Percussão: Alysson Bruno e Ícaro Sá
Colaboração em Dança Afro: Tainara Cerqueira com os músicos Denis Lisboa e Maicon De Maura
Colaboração em Dança Urbana: Eliseu Correa
Colaboração em Dança de Carnaval: Igor Nascimento e Vagner Jesus
Colaboração em Preparação Vocal: Roberta Estrela D’Alva
Preparação Vocal: Aline Falcão e Edi Montecchi

COMUNICAÇÃO

Identidade Visual e Projeto Gráfico: Ramon Gonçalves (estúdio arroyo)
Revisão: Simone Lima
Fotos: Tiago Lima
Assessoria de Comunicação e Gestão de Redes Sociais: Alma Preta
Assessoria de Imprensa Mídia: Pente Fino/Kelly Santos

TÉCNICA

Coordenação Técnica: André Boll
Assistência de Coordenação Técnica: Giovanna Gonçalves
Projeto Cenográfico: Carol Bucek
Construção de Cenografia: Maxxy Stands e Rara Cenografia
Ambientação da Sala de Ensaio: Cartografia Negra
Desenho de Som Associado: Fernando Wada, Kika Fernandes, Rafael Caetano e Rodrigo Oliveira
Mixadores: Kaue Ravaneda e Bruno Bocuzzi
Microfonistas: Gabriel Vilas e Jeef Almeida
Direção de Palco: Elisete Jeremias
Operação de Vídeo: Aline Almeida
Operação de Luz: Kuka Batista
Cenotecnia, Contrarregragem e Maquinismo: José da Hora
Contrarregragem e Maquinismo: Adam Paz, Lara Gutierrez e Tete Rocha
Consultoria em técnica de Aéreos: Alex Marinho
Supervisão de Camareiras e Visagismo: Arieli Marcondes
Camareiras: Andrea Maria de Lima, Brenda Mariano de Lima e Solange Santorsula Costureiras: Leninha Castilho e Maria de Fátima Castro Chagas
Motorista: Steve Queiroz

PRODUÇÃO

Assessoria Jurídica: José Augusto Vieira de Aquino
Assessoria Contábil: Carvalho Ramos Consultoria Contábil e Tributária S/S
Produção Logística e Administrativo-financeira: Paula Malfatti
Produção de Objetos de Cena e Cenografia: Paulo Gircys
Produção Executiva: Luiza Meira Alves
Coordenação de produção: Marisa Riccitelli Sant’ana e Rachel Brumana
Direção de Produção e Gestão: Associação SÙ de Cultura e Educação

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